Mutirão do Projeto “Resgate de vidas – As Fiandeiras de Trindade”

Mutirão das Fiandeiras de Trindade será realizado nesse sábado (16/03) às 07h30, na Praça da Matriz do Divino Pai Eterno, Vila Roberto Monteiro. O evento integra o projeto “Resgate de Vidas”, de autoria da vereadora Márcia (PTB), e tem como proposta preservar a cultura e a identidade dessas técnicas tradicionais utilizadas pelas fiandeiras.

A programação é durante todo o dia e conta com a participação de 70 fiandeiras, que poderão cardar, fiar e cantar músicas que relembrem as tradições de fiandeiras, além de exposição de trabalhos. Ás 10h haverá a celebração da Santa Missa em homenagem às fiandeiras do município.

A vereadora Márcia destaca a importância do resgate dessas atividades para a vida das mulheres que as exercem “Sabemos que tudo que pode ser tecido, reside um arquétipo da atividade humana de transformar a natureza, a tecelagem, além de seus aspectos socioeconômicos e artísticos, tem ainda ação terapêutica e harmonizadora.” Conclui.

A realização do projeto conta com a parceria da Prefeitura de Trindade, por meio da Superintendência de Cultura, Câmara Municipal, Associação dos Produtores de Algodão (AGOPA), do Laboratório de Classificação Visual e Tecnológica da Fibra do Algodão.